“Decorar montras é criar cenários”

Imagem da notícia: “Decorar montras é criar cenários”

ÓpticaPro: Ganhou alguns prémios com montras originais que desenvolveu na Óptica Boavista. É esta filosofia de diferenciação que defende?

Norman Ramunni: Sim, de facto obtive alguns prémios com a decoração de vitrinas, graças à ousadia dos meus trabalhos, mas também à sua aceitação por parte de alguns empresários. Esta óptica do Porto tem uma particularidade muito importante. O seu proprietário revela-se completamente aberto a novas ideias. José Pedro Lourenço respeita o meu trabalho, mesmo sendo considerado extravagante e chocante. Sabe que construo montras peculiares, personalizadas, que chamam a atenção. E mesmo que não venda o produto, ele reconhece que as pessoas vão pelo menos parar e olhar para a loja.

 

OP: Acredita então que não deve massificar-se o aspecto das montras e que se deve, inclusive, construir vitrinas algo controversas…

NR: A arte deve dominar a decoração de qualquer espaço. Ou seja, a forma de expor o artigo deve ultrapassar o lado estético, transmitindo algo a quem o observa. Os produtos expostos na montra funcionam como os actores num palco. São vistos, apreciados, aplaudidos e, naturalmente, desejados pelas pessoas. Contudo, para criar estas reacções no consumidor, devemos envolver os artigos num ambiente que desperte a curiosidade. Decorar montras é, acima de tudo, criar cenários.

 

OP: Em que medida as suas vitrinas constituem um instrumento poderoso?

NR: Aposto em montras de intervenção, política e social, para despertar a consciência dos indivíduos e sensibilizá-los para os variadíssimos problemas do mundo actual. Haiti, Timor, pobreza, guerra, direitos das crianças e SIDA constituem alguns dos temas que aplico no meu trabalho. É evidente que estas montras chocam, pela agressividade e mensagens fortes que comunicam. Ficam, no entanto, também na memória das pessoas e, só por isso, já se revelam poderosas.

 

OP: Neste seguimento afirma que “a arte de fazer uma montra é também a arte de comunicar”…

NR: Sim, já que uma boa primeira impressão revela-se fundamental. Através da montra, podemos influenciar as pessoas a entrar na loja e a experimentar o produto e ainda transmitir outras mensagens, como já referi. A decoração de montras não deve apostar apenas na exposição de produtos.

 

25 Fevereiro 2010
Entrevistas

PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

“São 25 anos sempre com a missão de servir a Ergovisão”

Emídio Rodrigues é CEO do grupo Ergovisão e completou, este ano, 25 anos de carreira. Numa conversa com a ÓpticaPro, Emídio Rodrigues falou sobre a empresa, o trajeto profissional, as memórias e aprendizagens neste quarto de século de carreira, bem como da previsão para o futuro. O dia 1 de maio de 1996 marcou o início desta “história recheada de momentos”.

Ler mais 11 Junho 2021
AtualidadeEntrevistasRevista

“É indescritível sentir que com pouco mudamos a vida de alguém”

Apaixonados por viagens e ligados ao mundo da ótica, Ana Carvalho e Vítor Martins são pessoas inspiradoras, que aliam o gosto de viajar à ajuda ao próximo. Numa conversa com a ÓpticaPro, os proprietários da Ótica Maxivisão desvendaram-nos as suas aventuras e missões em conjunto, para além da história da marca. Apesar de a pandemia associada ao novo coronavírus ter adiado alguns sonhos, de uma coisa estão seguros: não os parou.

Ler mais 27 Abril 2021
EntrevistasRevista

Criador da Police Eyewear muda-se para Portugal

O designer e criador da marca Police Eyewear, Bruno Palmegiani, decidiu mudar-se de armas e bagagens para Lisboa no ano passado, onde tenciona colocar em prática algumas ideias e projetos quando a pandemia o permitir.

Ler mais 22 Fevereiro 2021
Entrevistas