“A luta pela regulamentação continua”

Imagem da notícia: “A luta pela regulamentação continua”


ÓpticaPro: Qual o objectivo da criação da Academia Europeia de Óptica e Optometria (EAOO, na sigla inglesa)?


Eduardo Teixeira: É uma iniciativa do Conselho Europeu de Óptica e Optometria (ECOO, na sigla inglesa), com o intuito de apoiar o desenvolvimento científico da profissão, bem como promover a formação contínua dos profissionais ao longo das suas vidas. Todos os dias surgem novos desafios e a população exige que nos actualizemos. O objectivo é prestar o melhor serviço possível ao nível dos cuidados primários da saúde visual.


 


OP: Quais as linhas que vão ditar o funcionamento da nova academia?


ET: Tendo sempre em vista o benefício da população, queremos desenvolver o conhecimento científico, promover a educação assídua, aperfeiçoar a pesquisa e fomentar as competências e condutas dos membros da academia. No fundo, a grande missão da EAOO reside na uniformização da prática optométrica e da educação e na promoção da mobilidade dos profissionais dentro da Europa.


 


OP: Mas esta mobilidade de que fala não é um pouco complexa?


ET: De modo algum, os optometristas têm a facilidade de exercer em qualquer um dos países da União Europeia, pois as directrizes europeias reconhecem as diferentes formações. O importante é existir uma actualização constante dos conhecimentos. A EAOO advém também para minimizar as diferenças no que se refere à prática da optometria. A uniformização da actividade assume-se como fulcral, sendo imprescindível o estabelecimento de uma plataforma comum e uma contínua troca de ideias entre todos os profissionais.


 


OP: Que acções concretas estão a desenvolver para já?


ET: Para este primeiro ano de mandato, temos já formação agendada e queremos desenvolver o programa de ‘fellowship’ da academia, já que ser ‘fellow’ constitui uma forma de reconhecimento de capacidades políticas, profissionais ou clínicas. Além disso, decorreu o primeiro simpósio de investigação da EAOO, onde estiveram presentes 200 colegas de toda a comunidade europeia. Este encontro, que se realizou em Maio na cidade suíça de Lausanne, assentou fundamentalmente na vertente clínica das ciências da visão. Abordou-se ainda o desenvolvimento de estratégias de formação contínua e do enquadramento dos recém-licenciados na vida activa. O encontro deverá realizar-se anualmente, sempre na altura da Primavera. O próximo está já marcado para 14, 15 e 16 de Maio de 2010, em Copenhaga.


 


OP: De que forma a optometria portuguesa poderá beneficiar com a sua posição na EAOO?


ET: Aproveito, desde já, para transmitir a satisfação que sinto por integrar a administração da academia. Assistir ao nascimento de uma instituição e, paralelamente, colaborar no seu desenvolvimento é um privilégio. No entanto, não pretendo beneficiar especificamente a Associação Portuguesa de Licenciados de Optometria (APLO) e os optometristas portugueses, mas toda a classe na Europa, levando a cabo todas as premissas  que regem a EAOO.


 


OP: Em relação à legislação da optometria em Portugal…


ET: Recentemente houve um bom desenvolvimento, com a proposta do deputado José Paulo Carvalho para a regulamentação do exercício profissional da actividade de optometria. Além de levantar a questão perante as autoridades, lançou-a num plano mediático importante. Mesmo assim, continuamos a trabalhar incansavelmente nesse sentido. Por outro lado, abriram duas vagas para optometristas no Centro Hospitalar de Vila Real de Santo António. É uma pequena vitória, já que uma das nossas reivindicações consiste na inclusão destes profissionais no Serviço Nacional de Saúde. A luta pela regulamentação e reconhecimento da profissão continua.

30 Setembro 2009
Entrevistas

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

“A Prooptica atua de olhos postos no futuro”

Numa altura em que a Prooptica comemora 28 anos de existência Luís Justino, administrador da empresa, desvenda em entrevista os segredos do sucesso, as dificuldades vividas e as oportunidades que a pandemia de Covid-19 trouxeram. Para o futuro, o administrador imagina uma empresa fascinada pela internacionalização e pelo desenvolvimento sustentado, com o mesmo objetivo de sempre: garantir a satisfação plena de todos os parceiros.

Ler mais 3 Setembro 2021
Entrevistas

“Os óculos são objetos que qualificam as pessoas”

Uma das pessoas mais reconhecidas no mundo da ótica, especialmente quando falamos do conceito de óculos modernos, falou em exclusivo para Portugal à ÓpticaPro. Contador de histórias, Paolo Seminara respira paixão por uma profissão onde “o tempo voa”.

Ler mais 10 Agosto 2021
AtualidadeEntrevistasÓculos