APLO celebra Dia Mundial da Visão

Imagem da notícia: APLO celebra Dia Mundial da Visão

Celebra-se hoje, 12 de outubro de 2017, o Dia Mundial da Visão, tal como está instituído pela Organização Mundial de Saúde. A APLO, em nome dos optometristas portugueses, assinala esta data chamando à atenção para os desafios que todos têm pela frente na prevenção da cegueira evitável e deficiência visual.

“Num momento em que cerca de metade da população sofre de alterações da visão, desde a diminuição da acuidade visual até à cegueira, com 20% das crianças e metade dos adultos a sofrer de erros refrativos significativos, é necessário que todos trabalhemos em conjunto para combater as causas da cegueira evitável e deficiência visual entre as quais se encontram os erros refrativos, catarata, diabetes ocular, glaucoma ou a degeneração macular relacionada com a idade, tal como estão identificadas pela Direção-Geral de Saúde: ‘os défices visuais corrigíveis, quando não diagnosticados atempadamente, constituem um importante problema de saúde pública, claramente identificado no Plano Nacional para a Saúde da Visão e que fundamenta a necessidade do presente Programa Nacional para a Saúde da Visão’”.

A APLO aproveitou para divulgar o lançamento do Atlas da Visão da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira, apoiada pelo Conselho Mundial da Optometria e Óptica e promotor das políticas de acesso aos cuidados para a visão junto da Organização Mundial de Saúde. Nesse Atlas, é possível identificar Portugal entre os países mais desenvolvidos do mundo, com optometristas em número comparável aos restantes do grupo, mas que devido à desregulamentação da sua profissão apresenta uma dificuldade grave e crónica na prestação de cuidados primários para a saúde da visão no Serviço Nacional de Saúde.

12 Outubro 2017
Visão

PUBLICIDADE
`

Notícias relacionadas

Profissional da visão distinguido internacionalmente

O médico oftalmologista João de Deus integra a lista das 100 personalidades “mais influentes da saúde a nível mundial” e foi o único português a receber um prémio de personalidade da saúde mais influente internacionalmente.

Ler mais 6 Dezembro 2017
Visão