Miopia: tratamento pioneiro com lentes de contacto

Imagem da notícia: Miopia: tratamento pioneiro com lentes de contacto

Um tratamento pioneiro com lentes de contacto tem um potencial muito significativo para controlar a crescente prevalência da miopia nas crianças, de acordo com os resultados obtidos do estudo que foi apresentado na Conferência Clínica da British Contact Lens Association a 10 de junho em Liverpool, Inglaterra.

Numa das conferências, Paul Chamberlain, senior manager da CooperVision do Estudo Clínico, apresentou os resultados a três anos do ensaio clínico que avalia a lente de contacto hidrófila diária dual focus para o controlo da miopia, especialmente desenhada para reduzir a progressão da miopia em crianças. O estudo prospetivo, multicêntrico, duplo mascarado e aleatório de vários anos inclui 144 crianças míopes com idades entre 8 a 12 anos de Singapura, Canadá, Inglaterra e Portugal.

Os resultados aos três anos indicam que o uso da lente de contacto dual focus, que alterna entre zonas de compensação e zonas de tratamento, foi efetiva na redução da progressão da miopia: 59% em média no equivalente esférico cicloplégico (SE) e 52% na medida do comprimento axial, em comparação com as crianças do grupo de controlo que usam lentes de contacto diárias monofocais.

“Nenhum outro estudo controlado prospetivo aleatório ofereceu dados conclusivos, com um grau tão elevado de eficácia contínua, no controlo da miopia usando umas lentes de contacto hidrófilas diárias durante três anos. O tratamento baseado no uso de lentes de contacto não induz os efeitos apresentados por outros tratamentos farmacológicos alternativos”, afirmam os responsáveis em comunicado enviado à nossa redação.

10 Julho 2017
Lentes

PUBLICIDADE

Notícias relacionadas

Bausch + Lomb leva 45 óticos a Liverpool

No passado mês de junho, a farmacêutica convidou 45 óticos para o mais prestigiado congresso de contactologia a nível mundial: BCLA Clinical Conference & Exhibition 2017, que se realizou em Liverpool no Reino Unido.

Ler mais 4 Agosto 2017
Eventos e formaçãoLentes

UMinho desenvolve lentes coloridas para daltónicos

Investigadores da Universidade do Minho estão a desenvolver umas lentes coloridas que prometem melhorar o dia a dia de alguns daltónicos, ao permitir-lhes passar a discriminar as cores que tradicionalmente são confundidas.

Ler mais 31 Julho 2017
Lentes